PREGAÇÃO

Não e não, Jeremias!

Jr 14.7-15.9      54 minutos      25/09/2005         

Mauro Clark


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(Considerando que o texto é muito longo, sugiro consultar a sua Bíblia).

 

Veremos hoje um grande luta de Jeremias com Deus em oração, intercedendo pelo povo de Israel. Os bastidores são muito interessantes ao revelarem o que se passou no próprio coração de Deus.

 

Jeremias intercede pela 1a. vez pelo povo de Israel.

Versículos 7-9

Vemos aqui todos os elementos de uma oração correta e geralmente eficaz em tocar e amolecer o coração de Deus.

A condição de eficaz, obviamente pressupõe um coração sincero e quebrantado.

Vemos 4 elementos na oração:

* Exaltação a Deus. Chamou-o de Esperança de Israel e Redentor no tempo de angústia.

* Confissão de pecado. Versículo 7.

* Tentou provocar a Deus. Incitou-O a agir por amor do próprio nome dEle e perguntou se Ele queria ser comparado a um estrangeiro em Judá, ou como alguém que se desvia do seu caminho, ou como um homem pego de surpresa, ou ainda como um homem conhecido como valente, mas que não pode salvar.

* Pedido direto de ajuda.

 

Guarde bem essa estrutura de oração e aplique quando estiver diante de Deus - sem esquecer da sinceridade de coração!

 

Vejamos o resultado:

Versículos 10-12

Surpresa! Deus não se comoveu. A resposta veio em 3 partes:

1) Deus deu o motivo por que desta vez se recusou a ouvir a oração do profeta:

... gostam de andar errantes e não detém os pés. (v.10)

Era um povo que não queria compromisso com Deus. Ao contrário, gostava de perambular espiritualmente, trocar de ídolo, ter experiências religiosas ao bel prazer (experiência religiosa incluía adoração a imagens imorais, cultos com orgias, etc,).

 

É como se Deus dissesse: Jeremias, teu calor espiritual e a sinceridade do teu coração, não são acompanhados por este povo rebelde. Tu estás sozinho nisto. Não vou te ouvir!

 

2) Declarou que não se agradava deles, nem quando oravam, jejuavam e sacrificavam.

    E mais: lembraria-se da maldade que fizeram e lhes puniria.

3) Disse como seria a punição: morte pela espada, pela fome e pela peste. (v.12)

4) Surpreendentemente, Deus proibiu Jeremias de pedir pelo bem do povo. (v.11)

 

Aplicação

Recentemente incentivei-os a orarem tanto por irmãos em Cristo quanto por não crentes. Mas logo completei: quando sentirem um peso no coração, pare.

Pois é o que ocorreu com Jeremias, que aliás ouviu ordem explícita para cessar.

Às vezes Deus não quer que peçamos por certas pessoas ou assuntos. Fique atento.

 

Versículo 13

Jeremias pede esclarecimento, como se dissesse: Senhor, tem um problema grande: há profetas dizendo ao povo exatamente o contrário do que Tu estás me mandando dizer.

 

Deus dá uma longa resposta:

Versículos 14-18

Deus acusa os tais profetas de mentirosos, e diz que nunca os enviou, nem lhes ordenou. São falsos e não passam de adivinhadores vaidosos e enganadores.

 

A punição é fazer cair sobre eles exatamente o que disseram ao povo que não ocorreria. Ou seja: por espada e fome - conseqüências da guerra.

E o povo que os ouviu será punido da mesma forma, como Deus já dissera antes.

Deus termina dando uma missão difícil a Jeremias (Versículos 17-18): ir diretamente aos tais falsos profetas e dizer-lhes que começassem a se lamentar por todas as desgraças que viriam. Nem os sacerdotes escapariam.

 

Aplicação

A angústia de um profeta como Jeremias começou muitos antes dele, desde quando alguém começou a falar em nome de Deus.

Passou por Jeremias, atravessou esses milênios e chegou até nós.

É grande e ATUAL a dificuldade de quem fala a Verdade de Deus - embora não inspirado como os profetas. Mas se assemelha a eles, quando enfrenta todo tipo de gente alegando que também fala em nome Deus... mas dizendo o contrário.

 

* Nós dizemos, pela Palavra de Deus, que Jesus Cristo é Deus.

* Outros dizem que Ele é apenas um grande profeta. E outros, que Ele é um filho de Deus muito especial, mas não divino. Deus não os mandou dizerem isto. Estão mentindo.

 

* Nós dizemos, pela Palavra de Deus, que a salvação é somente fé em Cristo.

* Vêm outros e dizem que é pela fé MAIS obras. E ainda outros, que é pela fé MAIS a guarda do Sábado. Deus não os mandou dizerem isto. Estão pregando o que é falso.

 

* Nós dizemos, pela Palavra de Deus, que tudo o que Deus quis revelar ao homem, já o fez pelas Escrituras.

* Vêm outros e falam de revelações e visões, algumas até bizarras. Deus não os mandou dizerem isto. Estão tendo e espalhando visões falsas.

 

* Nós dizemos, pela Palavra de Deus, que o discípulo de Cristo deve tomar a sua cruz, que inclui sofrimentos e privações, muitas vezes financeiras.

* Vêm outros e dizem que quanto mais fé, mais prosperidade e dinheiro. Deus não os mandou dizerem isto.

 

* Nós dizemos, pela Palavra de Deus, que o fiel discípulo de Cristo deve pregar o Evangelho e amar os semelhantes, ao mesmo tempo em que se separa do mundo, sabendo que é odiado e perseguido pelo mundo, cujo príncipe é o Diabo.  

* Vêm outros e dizem que a pregação do Evangelho deve praticamente deixar de lado as partes duras - como pecado e necessidade de arrependimento -, para não afastar e chocar os do mundo. E que, para não parecermos hostis e antipáticos, não há problema em imitar o mundo nas modas, nos costumes e na música (desde que fale em Jesus).   Com certeza, Deus não os mandou dizerem isto.

 

Voltando, Jeremias agora inicia a segunda intercessão.

 

Versículos 19-22

A oração tem os mesmos elementos da primeira: exaltação a Deus, confissão de pecado, tentativa de incitar a Deus a agir e pedido direto de ajuda.

A tentativa de incitar a Deus agora foi  muito mais forte.

 

A resposta de Deus novamente surpreende:

Capítulo 15. 1-9

Deus novamente recusa o pedido de Jeremias, agora com palavras ainda mais chocantes sobre o terrível sofrimento que viria sobre Israel, como castigo.

Comentarei apenas alguns pontos da longa resposta divina.

 

Versículo 1

O assunto aqui não é intercessão de crentes que haviam morrido.

Apenas para dar idéia da firmeza da Sua decisão em não atender Jeremias e perdoar o povo, Deus cita dois grandes intercessores por Israel, quando em vida.

Tanto Moisés quanto Samuel fizeram intercessões pelo povo e foram atendidos.

Agora, mesmo que fosse algum deles em lugar de Jeremias, Deus não atenderia.

 

Versículo 4

O castigo teria muito a ver com o nível de idolatria e imoralidade que o povo chegou no reinado de Manasses, o pior rei que Judá teve, algumas décadas antes.

Deus não desistiu de punir duramente o povo que se deixou levar por Manassés para provocar o Senhor.

O curioso é que Manassés, no final do reinado, se arrependeu e foi perdoado. E ainda chegou a fazer algumas reformas religiosas parciais.

Mas as cicatrizes do que ele havia feito foram profundas demais.

O povo havia incorporado a idolatria até às raízes.

Mesmo com Manassés ainda vivo, continuaram adorando nos altos, o que era proibido.

O filho de Manassés, Amom, foi um mau rei, reinou apenas 2 anos, mas o suficiente para restaurar a idolatria.

E Deus resolveu punir Judá destruindo o reino, através de Nabucodonosor.

 

Aplicação

Embora perdoados, alguns de nossos pecados passados provocaram males cujas cicatrizes ficaram por demais profundas e não são removidas após a conversão.

 

* Muitos convertidos ex-drogados terão o cérebro comprometido, pelo resto da vida.

* Uma saúde frágil conseqüência de vida devassa, continuará frágil.

* Um governante que influenciou negativamente o seu povo e o fez andar por caminhos errados, mesmo que se converta, poderá ver o povo sofrer as conseqüências.

 

As seqüelas de alguns pecados que cometemos no passado nos acompanharão enquanto vivermos.

Olhando para a frente, antes de pecar pense nas conseqüências que poderão vir, especialmente quando afetarão outras pessoas, alguns muito queridos, que não têm nada a ver com isso.

Vocês, líderes, atenção: seus pecados poderão trazer sofrimento aos seus liderados.

 

Versículo 5-6

Deus, extremamente sentido, se queixa que foi rejeitado por Jerusalém. Agora que Ele também a rejeitou, quem iria se preocupar com os seus moradores?

E faz uma afirmação forte: ... estou cansado de ter compaixão.

 

Uma maneira antropomórfica de Deus dizer que chegou no limite de se compadecer.

Israel não deixou de ser uma nação eleita, mas agora seria duríssimamente disciplinada.

 

Aplicação

Cuidado o crente que, apesar de eleito e salvo, peca de maneira obstinada.

Tem algumas fases de recuperação e certo arrependimento, mas não leva a sério a luta contra o pecado, relaxa na busca da santidade, volta a namorar com o mundo e a pecar.

Deus se compadece, ajuda-o, perdoa-o e o restaura. Mas chega um ponto em que Deus pode se cansar desse ciclo.

E resolve dar uma surra grande nesse filho rebelde.

Não brinque com Deus, não abuse da capacidade dEle de perdoar pecados específicos e de restaurar a sua comunhão com Ele. (Os pecados do salvo, como um todo, já estão para sempre perdoados em Cristo).

 

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Termino com uma palavra a você, que ainda não tem Cristo no coração.

Você viu o primeiro motivo pelo qual Deus não atendeu o pedido de Jeremias: era um povo que, em termos espirituais, era instável, errante, não tinha compromisso com Ele.

Você tem demonstrado compromisso com Deus?

Não perguntei se você tem tido compromisso com a sua religião. Religião não vale nada para efeito de salvação. Quem salva é Deus.

Pergunto novamente: você tem se relacionado com Deus de maneira séria?

Uma dica: a única maneira de isso ser possível é através de Cristo. Abra o coração a Ele!

 

Que Deus nos abençoe.

 

- Amém -

 

 

 

 

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
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