PREGAÇÃO

Adoração total (Série APOCALIPSE 19 de 75)

Ap 5.9-14      61 minutos      17/06/2018         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Adoração total (Série APOCALIPSE 19 de 75)
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior

Vimos que, após o Cordeiro ter recebido o livro da mão do Pai celestial, em vez de imediatamente abrir os selos e ato contínuo iniciar a Tribulação, o que houve foi adoração. Muita adoração, da parte dos 4 seres viventes e 24 anciãos.

Cada um recebeu uma harpa e uma taça de ouro com de incenso, as orações dos santos.

Além de falar sobre incenso no AT e a importância das nossas orações, enfatizei fortemente a centralidade da adoração pessoal a Deus e a Cristo no nosso dia a dia.

 

Agora veremos o conteúdo do que os vinte e oito adoradores proclamavam:

v.9b-10

... dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue COMPRASTE para Deus...

Já comentamos sobre o motivo do Cordeiro ser digno de abrir o livro: tendo como arma o próprio sangue, enfrentou uma luta ferrenha e venceu o diabo, o mundo e a morte.

 

Sobre o conteúdo do louvor, observe:

a) A figura da atuação do Cordeiro e como Ele usou o seu sangue, muda: de guerra (venceu), para uma transação: compraste.

compraste: gr. αγοραζω agorazo: ir ao mercado; negociar lá, comprar ou vender

Alguns acham que pode ter o sentido de redimir, mas Strong discorda, mantendo o sentido de transação. Concordo. (1Co 6.20: comprados por preço)

 

O sangue de Cristo, ao mesmo tempo em que é comparado a uma arma na guerra contra o diabo, é comparado a uma moeda de troca numa transação com o Pai.

 

b)... compraste PARA Deus

Em troca do sangue de Cristo, o Pai, plenamente satisfeito, perdoou os que creriam em Cristo, liberando-os das garras do diabo e dando-os a Cristo. Só que tudo o que é de Cristo é também do Pai: Jo 17.9-10.

 

c) A salvação obtida pelo sangue de Cristo foi universal, no sentido de que todos poderiam ser beneficiados, se exercessem fé:

... os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação

Alguns acham que se refere apenas aos gentios, judeus à parte.

Neste caso, acho que se refere a todo ser humano que encontrou salvação, desde Adão.

Todos foram comprados com o sangue de Cristo.

 

d) ..e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

Reino de Deus: assunto muito vasto, com sentidos diferentes, em épocas diferentes, até mesmo em lugares diferentes (terra, céu).

Mas aqui se refere claramente ao futuro reino de Cristo sobre a terra!

Ou seja, os que foram comprados pelo sangue de Cristo reinarão sobre a terra quando Cristo reinar sobre a terra.

 

Mas estão em vista aqui judeus ou gentios, que reinarão com Cristo sobre a terra?

Coerentemente com minha interpretação de toda tribo, língua, povo e nação, penso se referir tanto a judeus salvos quanto a gentios salvos.

Só que quando se fala de judeus salvos, incluem judeus salvos do tempo do AT, do tempo do NT (igreja), do tempo da Tribulação e até mesmo ao longo do Milênio.

Da mesma forma, quando se fala de gentios salvos, incluem gentios salvos do tempo do AT, do tempo do NT (igreja), do tempo da Tribulação e ao longo do Milênio.

É assunto complexo, que envolve crentes ressuscitados e crentes vivos, crentes de épocas e dispensações diferentes, é muito complicado.

(Êx 19.6; Mc 11.10; Lc 22.29-30; 1Pe 2.9; 2Tm 2.12; Rm 5.17; Ap 22.5; Ap 20.4,6)

 

De modo sucinto: creio que todos os seres humanos salvos foram comprados pelo sangue de Cristo e, embora de maneiras diferentes, de formas diferentes, com missões diferentes, reinarão com Ele na terra. E mais: aqui não fala, mais à frente ficará claro: esse reino na terra durará mil anos.

 

Sacerdotes: acesso direto a Deus e missão de intermediar entre as pessoas e Deus. Todo crente é um sacerdote, autorizado a interceder por outros diante de Deus.

 

Mas a adoração ao Cordeiro não se limitou aos 4 seres viventes e 24 anciãos.

Agora vem a 4ª. doxologia:

 

v.11-12

Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

 

O que chama atenção aqui não é o conteúdo, que é basicamente o mesmo, ou seja, que o Cordeiro que foi morto era digno de receber de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.

 

O que impressiona é o salto vertiginoso no número de adoradores angelicais: de meros 28 adoradores, o número salta para milhões de milhões e milhares de milhares, ou seja, multidão tão numerosa que não dava para contar. Podia ser bilhões de anjos! Todos adorando, todos louvando!

 

Mesmo assim, a adoração não apenas não terminou, como ainda continuou crescendo no número de adoradores! É a 5ª. doxologia.

E mais, um toque espetacular: agora o Pai é incluído no louvor, não mais dizendo que o Cordeiro é digno, mas expressando um desejo intenso que Cordeiro e Pai sejam adorados da maneira mais plena possível:

 

v.13-14

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

Adoração universal, incluindo tudo o que foi criado!

Salmos finais (Sl 145 em diante) já vinham dando esse tom.

Culmina com o último versículo do saltério: Sl 150.6

 

Os não crentes e os demônios estavam incluídos? Creio que sim, veja:

Fp 2.9-11; Lc 4.34; Mt 8.29

 

Agora, sim, depois do Deus Todo-Poderoso ser devidamente adorado, chegara a hora de começar a Tribulação, com todos os terríveis julgamentos de Deus (acompanhados da maravilhosa salvação dos eleitos daquele sinistro período da história da humanidade).

 

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b