PREGAÇÃO

Um Salvador enviado

Mt 2.1-12; Lc 2.1-20      52 minutos      26/12/2010         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Um Salvador enviado
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


Mt 2 
1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.  2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.  3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;  4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.  5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:  6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.a 7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.  8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.  9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.  10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.  11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.  12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.

Lc 2
 1 Naqueles dias, foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda a população do império para recensear-se.  2 Este, o primeiro recenseamento, foi feito quando Quirino era governador da Síria.  3 Todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.  4 José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi,  5 a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.  6 Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias,  7 e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Os anjos e os pastores 8 Havia, naquela mesma região, pastores que viviam nos campos e guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite.  9 E um anjo do Senhor desceu aonde eles estavam, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles; e ficaram tomados de grande temor.  10 O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo:  11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.  12 E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura.  13 E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14 Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.  15 E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer.  16 Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura.  17 E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino.  18 Todos os que ouviram se admiraram das coisas referidas pelos pastores.  19 Maria, porém, guardava todas estas palavras, meditando-as no coração.  20 Voltaram, então, os pastores glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes fora anunciado.
##########

Quero concentrar no envolvimento de dois grupos no nascimento de Jesus.
1º. grupo: os magos.
Astrólogos, talvez sacerdotes religiosos, talvez babilônicos. Com certeza eram GENTIOS. Vieram de longe, eram cultos, talvez ricos.

2º grupo: pastores
JUDEUS, incultos, da região, pobres.

 Apesar de todas as diferenças, vejamos 3 pontos em COMUM entre eles:

1) Cada grupo, no seu lugar, na sua hora, recebeu uma REVELAÇÃO direta de Deus.
Nenhum deles jamais iria imaginar o que estava acontecendo se não houvesse sido claramente orientado.
Como os magos saberiam, por exemplo, que aquela era a “sua” (de Cristo) estrela?
Como saberiam que havia nascido uma criança, que era Rei dos judeus?
Como os pastores saberiam de tantas informações sem uma revelação?
Isso é tão simples e lógico!
Mas infelizmente para muitos, não é assim tão lógico, conforme veremos a seguir.

Explorando um pouco mais esse ponto em comum dos magos e pastores:
* Ao revelar a judeus e gentios sobre o nascimento, pessoa e obra de Jesus Cristo, é como se Deus tivesse incluído todos os seres humanos.
* A salvação de Jesus seria universal, independente da raça, sexo, cor, etc.
* A revelação foi comum aos dois grupos, mas o MODO de revelar foi diferente:
- Magos: estrela, sonho
- Pastores: anjo com grande brilho, coral celestial.

2) O que Deus quis deles.
Apenas uma coisa: que fossem e adorassem o Salvador enviado.

3) Obediência
Cada grupo seguiu à risca as respectivas instruções.

Os magos seguiram a estrela.
* Não deixaram de ir pelo fato dos outros amigos não terem recebido a mesma revelação.
* Nem pela esquisitice de seguir uma estrela no céu.
* Nem o cansaço da longa viagem
* Nem a estranha e intimidadora convocação do rei Herodes.
NADA disso desviou a sua atenção para deixar de fazer o principal: ADORAR A JESUS.

Os pastores foram apressadamente a Belém.
Imagine se eles tivessem intrigados perguntando entre si:
“Esperem, por que os outros colegas pastores não foram avisados também? E por que não os agricultores? Isso é razoável? Vamos até os escribas e fariseus de Jerusalém e saber PORQUE Deus agiu assim”.
E enquanto isso a criança recém-nascida aguardando na manjedoura para ser visitada!
* Mas não deixaram de ir por essas questões filosóficas.
* Nem pela estranheza de tudo o que viram.
* Nem o fato de estarem trabalhando, guardando as ovelhas.
NADA disso os impediu de irem e darem glórias para o Salvação que acabara de chegar.

Hoje é a mesma coisa, tanto para judeus como gentios.

1) Deus deu uma única e mesma revelação a todos: a Bíblia.
Comentei há pouco que era simples e lógico que os magos e os pastores precisaram de uma revelação para lhes transmitir tudo sobre o nascimento de Jesus.
E continua sendo lógico que os homens hoje precisem de uma REVELAÇÃO de Deus sobre as coisas espirituais. E essa revelação existe! É a Bíblia! 
Apenas não é mais necessário Deus se utilizar de modos diferentes a pessoas diferentes, como sonhos, visões, teofanias. A Bíblia contém tudo o que Deus quis revelar aos homens.
Todo o plano de salvação está lá: necessidade de arrependimento, de exercer fé em Cristo, etc.
Mas até hoje os homens, eu sua grande maioria, não entendem que precisam de uma revelação do alto, que fale com autoridade suprema dos planos de Deus.
Se compreendessem isso, aceitariam com mais facilidade que a Bíblia é essa revelação divina, uma revelação escrita e completa, da parte de Deus.
E mesmo os salvos, esquecem o quão básico é OBEDECER  a Deus, pela Bíblia.

2) Deus requer um única coisa tanto de judeus como de gentios: que vão a Cristo.
Mas sabe o que acontece? O indivíduo tem uma Bíblia em casa, que mostra a urgência da salvação, mas passa a vida questionando, filosofando, pensando na salvação do índio, na  fome. E vai SEMPRE ADIANDO uma decisão de ir até Cristo. Não é errado quer saber essas coisas, mas permitir que elas impeçam de ir a Cristo.

3) Tanto judeu como gentio só tem uma coisa a fazer: OBEDECER a Deus.
Tudo o mais que se faz na vida é detalhe.

Irmão: você já foi a Cristo. Mesmo assim, cuidado. O mesmo mundo que antes lhe impedia de ser salvo, agora lhe atrapalha de CRESCER em Cristo. Não permita.

Amigo, eu poderia sugerir que você não permita que todo esse final de ano natalino e festivo lhe atrapalhe de obedecer a Deus, indo adorar a Cristo. Serei mais abrangente: não permita que NADA NESSE MUNDO lhe impeça de ir aos pés de Cristo.

Que Deus nos abençoe.
Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b