PREGAÇÃO

A subida é dura, mas a vista está linda!

1Sm 7.1-12      50 minutos      18/12/2011         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close A subida é dura, mas a vista está linda!
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


1 Então, vieram os homens de Quiriate-Jearim e levaram a arca do SENHOR à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR. 2 Sucedeu que, desde aquele dia, a arca ficou em Quiriate-Jearim, e tantos dias se passaram, que chegaram a vinte anos; e toda a casa de Israel dirigia lamentações ao SENHOR. 3 Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao SENHOR, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus. 4 Então, os filhos de Israel tiraram dentre si os baalins e os astarotes e serviram só ao SENHOR. 5 Disse mais Samuel: Congregai todo o Israel em Mispa, e orarei por vós ao SENHOR. 6 Congregaram-se em Mispa, tiraram água e a derramaram perante o SENHOR; jejuaram aquele dia e ali disseram: Pecamos contra o SENHOR. E Samuel julgou os filhos de Israel em Mispa. 7 Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus. 8 Então, disseram os filhos de Israel a Samuel: Não cesses de clamar ao SENHOR, nosso Deus, por nós, para que nos livre da mão dos filisteus. 9 Tomou, pois, Samuel um cordeiro que ainda mamava e o sacrificou em holocausto ao SENHOR; clamou Samuel ao SENHOR por Israel, e o SENHOR lhe respondeu. 10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; mas trovejou o SENHOR aquele dia com grande estampido sobre os filisteus e os aterrou de tal modo, que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 11 Saindo de Mispa os homens de Israel, perseguiram os filisteus e os derrotaram até abaixo de Bete-Car. 12 Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.
#########

Época: em torno de 1150aC. Eli era um sacerdote velho e Samuel um profeta novo. Os filisteus venceram Israel e levaram a arca. Por causa de doenças, devolveram.

v.1-2
A Arca ficou 20 anos na casa da Abinadabe. Mas a adoração nacional não foi restaurada. Deus continuou permitindo que os filisteus incomodassem muito Israel. Samuel fazia um trabalho silencioso, solitário, de juiz e profeta.

v.3-11
Numa fase de contrição geral, Samuel reuniu o povo em Mispa.
Sabendo disso, os filisteus partiram em ataque a Mispa. O povo temeu, mas Samuel os tranqüilizou e intercedeu a Deus.
Resposta de Deus: trovões, estampidos, que apavoraram os filisteus. Os israelitas tiveram uma grande vitória.

v.12
EBENÉZER = pedra de ajuda (socorro).
Até aqui...
Samuel faz um balanço até aquele ponto. Considerou apenas o passado e o presente.

...nos ajudou...
Reconhecimento implícito de duas coisas:
1) Eram fracos, incapazes, carentes de ajuda
2) Não ficaram abandonados. De fato, foram ajudados.

Então vem uma pergunta óbvia: QUEM ajudou?
... o Senhor
Confissão de fé, de reconhecimento, de gratidão. Não foram ajudados pela própria força militar. Nem por algum aliado. Mas unicamente pelo Senhor.

Hoje é um dia propício para BALANÇO.
E este ano que termina tem sido tão bom para a nossa Igreja, que temos o privilégio de fazer um balanço nos moldes do profeta Samuel.

Até aqui...
Temos um defeito: olhar tanto para o futuro, que deixamos de contemplar as coisas boas que passaram.
As mães estão sempre preocupadas com o que pode acontecer com o filho, sem “curtir” com alegria o que já havia acontecido.
A Igreja não é exceção. Estamos sempre pensando na próxima programação, no próximo batismo, na próxima conversão.
Tudo bem, é bom olharmos para a frente e fazer planos. Mas não deixemos de parar um pouco para contemplar o que passou. Fazer isso, de vez em quando, é excelente.

nos ajudou...
Esta atitude deveria estar sempre nos nossos corações: reconhecimento de que somos fracos e precisamos de ajuda, como o próprio Jesus falou da Igreja de Filadélfia: Ap 3.8
O contrário é altivez, independência, arrogância, como a Igreja de Laodicéia: Ap 3.15-17

Num balanço de fim de ano, não poderia faltar o reconhecimento sincero de que, COMO IGREJA, precisamos o tempo todo de ajuda. E juntamente com esse reconhecimento, confessarmos também que não ficamos abandonados à própria sorte, tentando escapar com nossa fragilidade e imperfeições. Não! Alguém nos ajudou. Alguém nos deu a mão. Quem?

* O pastor Mauro, com suas pregações e liderança? Não
* Os membros que deram fielmente os seus dízimos? Não
* Os membros que ganharam almas para Cristo? Não

... o Senhor
Ah, que maravilha! Somos privilegiados em poder exclamar, como Samuel, que temos sido ajudados pelo próprio Deus.
Pelas providências desse Deus:
- temos sido mantidos UNIDOS, como um corpo: 1Co 12.12-13
- temos sido mantidos SANTIFICADOS: 1Ts 5.23
- temos crescido espiritualmente: 1Co 3.6-7
- temos CRESCIDO EM NÚMERO: At 2.46-47

Agora, graças a Deus pelos meios que Ele usa para dar essas bênçãos. Graças a Deus, então, pelos pastores, pelos diretores, pelos dizimistas fiéis, pelos que muito falaram de Cristo. Graças a Deus por cada um de nós, que fazemos esse corpo maravilhoso. Mas nunca esqueçamos: TUDO VEM DE DEUS.

Eu não conseguiria fazer outro tipo de balanço que não fosse assim. E é o tipo de balanço que agrada a Ele.
Deus gostava que os judeus recorressem ao PASSADO para contemplar as coisas boas que Ele fizera e, ao mesmo tempo, DIVULGASSEM às outras gerações: Ex 12.26-27; Ex 13.13b-14; Dt 6.20-23; Js 4.4-7
Façamos o mesmo!

Mas, pensando na nossa Igreja, e daqui para a frente? Hoje prefiro não falar no futuro!
Parece que Samuel também não queria pensar muito no futuro naquela ocasião. Mesmo assim, escrevendo muito depois, comentou sobre o que ocorreu à frente:
v.13-14: Um povo que, no dia a dia, reconhece estar sendo ajudado por Deus, tem seu futuro garantido! Isso é óbvio!
Se essa for a nossa atitude, poderemos descansar tranqüilamente nos braços do Pai da Eternidade, para quem um ano a mais pouco significa.

Que ano a ano, nossa Igreja possa fazer um balanço como esse de hoje, cheio de lucros!

Falando agora a um nível pessoal, aproveite para MEDITAR.

Mesmo antes de chegar ao topo, de vez em quando o alpinista faz uma pausa para descansar, se fortalecer, se maravilhar com a vista cada vez mais bonita à medida que sobe. Seria pena deixar para olhar apenas quando chegar no alto.
Nossa escalada para o céu sempre será árdua e sofrida. Mas há momentos gostosos, de grande alegria.
De vez em quando faça uma pausa, olhe ao redor, admirando o que Deus tem feito por você, vendo como já subiu a um ponto que parecia impossível!
O salmista fez isso: Sl 71.5-6; Paulo fez isso: At 26.22 (diante de autoridades); 2Co 1.10
Diga também do fundo da sua alma: “Oh, Senhor, como Tu tens me ajudado até aqui!”

Quanto a você, sem Cristo: que relação tem com Deus, para conversar assim com Ele? Antes de responder, saiba que somente se chega a Deus pelo Filho, Jesus Cristo. Entregue-se a Cristo, e comece a sua escalada rumo ao céu!

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b