UM SITE PARA QUEM PRECISA DA VERDADE
MINISTÉRIOLIVROSCONFERÊNCIASCONTATO
PREGAÇÕESMEDITAÇÕESARTIGOSAUDIOBOOKPENSE NISSOLI E COMPARTILHO
PREGAÇÕES
O divertimento de ser sábio (23 min)

Mauro Clark - 15/07/2012
Como se pecar já não fosse muito grave diante de Deus, o que fazer quando o crente gosta de pecar?




Provérbios 10.23


23 Para o insensato, praticar a maldade é divertimento; para o homem inteligente, o ser sábio.



Contraste: insensato (Corrig. tolo) e  entendido.
Parece que o assunto aqui é mais MORAL do que espiritual, embora as duas áreas se toquem. Para um alto nível de moralidade é fundamental buscar os padrões divinos.

Maldade: não apenas perversidade. Mas pecado, qualquer coisa má. O insensato faz o que é errado por divertimento, prazer.
Gosta de zombar do pecado: Pv 14.9
Gosta de se gabar do pecado: Pv 20.14
É cínico com o pecado: Os 12.7-8

Com o entendido a situação é outra. Ele não apenas se recusa a ter prazer no pecado, mas o seu divertimento é ser sábio!
Aqui está o ponto de contato do aspecto moral e espiritual da passagem: o primeiro passo para ser sábio é temer a Deus: Pv 1.1-7

Todo crente conhece exatamente as duas situações aqui descritas. Já foi descrente e teve prazer no pecado. Nem mesmo pensava no assunto “pecado”. Hoje é crente, tem horror ao pecado e sabe o que é ter prazer em ser sábio, ou seja, ver as coisas pelo ponto de vista de Deus.
Para isso é preciso buscar conhecer a Deus de maneira séria, encharcar-se dos Seus princípios e aplicá-los na própria vida e na de outros. Para ele, não há nada mais agradável, alegre, divertido o que isso.

Mas... será que VOCÊ TEM MESMO AVERSÃO AO PECADO, SEJA DE QUE TIPO FOR? Ou de vez em quando até que se diverte com algum deslize? A resposta indicará o seu estado espiritual.
Se ainda se diverte com o mal, está sendo muito mais do que tolo ou insensato: está sendo profundamente INFIEL a Deus. Não dê descanso à sua alma se você peca e até acha bom. Isso indica que você está espiritualmente muito enfermo.
De modo oposto, se você tem repugnância pelo pecado que comete e percebe prazer em crescer no conhecimente de Deus, e perceber que está enxergando as coisas por um ângulo mais bíblico, está no caminho certo.

Prossiga nesse caminho. É gostoso buscar a sabedoria e receber. E buscar mais, e receber mais!

Que Deus nos abençoe. Amém 




Ministério Falando de Cristo
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." (1 Co 1.24b)
Receba os nossos boletins
Copyright 2004-2012. Todos os direitos reservados. http://www.falandodecristo.com