PREGAÇÃO

Ri melhor quem ri por último

Lc 8.40-42; Lc8.49-56      46 minutos      25/09/2011         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Ri melhor quem ri por último
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


40 Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. 41 Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. 42 Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte.... 49 Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. 50 Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. 51 Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. 52 E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis; ela não está morta, mas dorme. 53 E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. 54 Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! 55 Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer. 56 Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.
##########

Cena dramática e emocionante. Jesus voltando de barco de Gerasa onde curara um endemoninhado. Uma multidão O aguarda com alegria.
De repente, chega o chefe da sinagoga, Jairo, joga-se aos pés de Jesus e suplica que Ele fosse até a sua casa, pois sua filha única de 12 anos estava para morrer.

Antes de verificar a súplica em si, observe a ATITUDE com que o homem pede. Bem que poderia:
* Achado que merecia: “Olha, eu tenho ajudado muito ao trabalho de Deus na sinagoga, então acho que é justo que o Senhor venha até a minha casa”
* Sugerir que Jesus tinha obrigação de fazer isso: “Tenho ouvido falar que o Senhor faz milagres, por que não faz um com minha filha?”
Mas não foi nada disso: Ele humilhou-se, prostrando-se perante Jesus. Em público!

Muitos se proclamam religiosos, bons, como se Deus estivesse endividado com eles! Outros questionam a justiça divina, como se Deus fosse injusto ou incoerente e tivesse obrigação de lhe dar tratamento especial. São maneiras ERRADAS de se aproximar de Deus.
A ÚNICA maneira correta é com humildade, jogado aos pés de Cristo,  reconhecendo a própria incapacidade e suplicando por ajuda.

Mas o que Jairo disse a Jesus? Lucas comenta apenas que pediu para Jesus ir até à casa dele. O evangelista Marcos nos revela mais:

Mc 5.22-23
Jairo pede que Jesus vá até a casa dele e curasse a menina para que ela continuasse a viver normalmente.
Por trás de tudo vemos a fé de Jairo. Ele confessa abertamente a sua confiança:
1. No PODER de Jesus para realizar o milagre
2. Na DISPOSIÇÃO de Jesus em ir ajudá-Lo (o que adiantaria poder sem disposição?)

A primeira coisa que alguém precisa para obter salvação é a confiança no PODER de Cristo para salvá-lo. Não adianta ser religioso, acreditar em Jesus, mas não confiar nEle! E após confiar, DIZER que confia na disposição e desejo dEle de lhe ajudar.

Voltando: Jesus vai com Jairo. E a multidão seguindo. No meio do caminho: cura da mulher hemorrágica.
Nessa breve interrupção de Jesus para curar a mulher, chega alguém da casa de Jairo e dá a terrível notícia: a menina estava morta. E sugere que Jairo deixe de incomodar Jesus.

A reação de Jesus é lindíssima: Mc 5.36
Parece que Ele agiu muito rapidamente, sem dar tempo para o pobre pai se desesperar. Desprezou as palavras do mensageiro e dirigiu-se imediatamente para Jairo:

Não temas: Calma, Jairo, não se desespere!
Agora, imagine pedir calma a um pai que acabara de receber a notícia da morte da filha!
Mas Jesus não ficou só nisso. Ele apresenta o caminho que Jairo deveria seguir: crê somente
Lc 8.50 complementa: e ela será salva.
É como se Jesus dissesse: “Você mesmo não disse que confiava em meu poder para curar a sua filha? Pois exerça essa fé. Mostre agora que essa fé é real.”

Quem já tem fé em Jesus sabe exatamente o que se passou com Jairo. Algumas vezes fomos pegos em situações que nos teriam levado ao desespero, se estivéssemos sozinhos. Mas Jesus está ao lado e antes mesmo que possamos cair, Ele se aditanta e diz ao nosso coração: “Calma, não se desespere. Eu estou aqui. Creia em Mim. Vou ajudar.”

E seguiram. Ao chegar Jesus permitiu que apenas 3 entrassem com Ele e Jairo: Pedro, Tiago e João.

Mc 5.38-40
Grande alvoroço na casa: choro, lamentos, talvez gritos de profissionais, as carpideiras.
Jesus diz que menina não estava morta, mas dormia.
Ora, isso é exatamente o que eles mais sonhariam em ouvir! Mas NÃO ACREDITAM, e ainda RIEM dEle.

Contraste: choravam, pranteavam e agora riem de Jesus.
Além de mostrar superficialidade do choro, mostra outra coisa: as pessoas estão sempre prontas a rirem do outro, a fazer troça. E são muito rápidos nisso, passam do choro ao riso em segundos!
Mas as situações na vida mudam e tudo se inverte. E termina valendo o velho ditado: Ri melhor quem ri por último

Mas aqui não são pessoas rindo de um igual, mas do próprio Filho de Deus. E Jesus estava falando de coisas seríssima - a vida ou a morte de uma criança. E ainda mais dando uma noticia maravilhosa: ela não estava morta.

E isso era exatamente o que Ele quis dizer: ela não estava morta, apenas dormia, ou seja, estava num estavo profundo de inconsciência, um coma, algo assim.
Muitos estudiosos pensam que, na segunda parte da frase, Jesus usou linguagem metafória, referindo-se ao sono, mas querendo dizer a morte.Nesse caso, quando Ele disse “Ela NÃO está morta” significava apenas uma espécie de morte provisórioa.
Não concordo com essa visão. Acho que esse milagre não foi de ressurreição, mas da cura de um estado profundo de inconsciência, que parecia morte, mas não era.
Quando levantava mortos, Jesus assumia claramente. Inclusive disse “Lázaro morreu!”.
O fato desse milagre não ter sido de ressurreição, em nada o diminui. Aliás, até mesmo O glorifica, pois mostra o grau de conhecimento que Ele tinha entre vida e morte.
Quando havia vida, Ele sabia detetar. E quando havia morte, Ele também sabia.

O fato é que os homens são tão irreverentes, que riem até de Deus! Não O compreendem e caçoam.

Amigo, nunca faça pouco de Cristo. Não me refiro apenas a palavras duras contra Ele, mas a atitudes. O ditado vale aqui também: Ri melhor quem ri por último. A vida não acabou. Deus pode até permitir que você ria dEle. Mas por enquanto, apenas por enquanto.

40b-41
A resposta de Jesus foi apenas mandando-os sair (talvez do quarto, não da casa).
Toma a menina pela mão e diz:
Menina, eu te ordeno, levanta-te
Parece loucura: Jesus estava falando com alguém totalmente inconsciente, como morto.
De fato, para os homens, parece loucura. Mas aqui é o próprio Criador, o Senhor do consciente, do subconsciente e do inconsciente.
Para Cristo tanto faz falar com um vivo acordado, vivo dormindo, vivo em coma, ou um morto. E Ele não apenas fala: MANDA!

Quando alguém se converte, acontece a mesma coisa no plano espiritual. Não alguém inconsciente, mas morto mesmo. Ninguém pode fazê-lo ter vida. Só Deus. E Ele diz: “Eu te ordeno, levanta-te; adquire vida!”

Observe que Jesus atendeu Jairo em essência, mas na maneira de fazer o milagre, fez diferente: Jairo pediu para Jesus por as mãos sobre a menina. Jesus apenas a segurou ela mão.

Nós: pedimos algo e esperamos que Deus aja de certa maneira. Ele pode até atender em essência, mas provavemente fará de outra forma que nem imaginamos. Confie mais e imagine menos, quando pedir algo a Deus.

v.42-43
Depois da ordem à menina, nada aconteceu: não deu certo. Aí Ele tentou de novo. Nada. Marcou para o dia seguinte. Nada disso.
Imediatamente a menina se levantou e, mais ainda: andou. Uma ordem de Cristo e tudo acontece como Ele ordenou. Isso é poder!

...ficaram sobremaneira admirados
Claro! Quem não ficaria? Dificilmente alguém ali estava agora rindo de Jesus.
Agora, importante mesmo seria saber se alguém CREU após se admirar. Apenas admirar-se de Jesus não salva ninguém.

Quero terminar com uma pergunta: a fé de Jairo foi grande? Sem dúvida.
Mas exemplo de fé maior ainda é o centurião, que estava com o servo também à morte. Ele dispensou a presença física de Jesus junto ao enfermo. Pois Jesus não foi e curou à distância, exatamente conforme cria o centurião. Jesus atendeu conforme a fé de cada um.

Se você tem fé pequena, imperfeita, não há problema, exerça-a! Jesus lhe atenderá!

Que Deus nos abençoe. Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b