PREGAÇÃO

Chocado e atendido; manhoso e repreendido

Jr 11.18-12.6      48 minutos      18/09/2005         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Chocado e atendido; manhoso e repreendido
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


18 O SENHOR mo fez saber, e eu o soube; então, me fizeste ver as suas maquinações.

19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome.

20 Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa.

21 Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos homens de Anatote que procuram a tua morte e dizem: Não profetizes em o nome do SENHOR, para que não morras às nossas mãos.

22 Sim, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis que eu os punirei; os jovens morrerão à espada, os seus filhos e as suas filhas morrerão de fome.

23 E não haverá deles resto nenhum, porque farei vir o mal sobre os homens de Anatote, no ano da sua punição.

12.1 Justo és, ó SENHOR, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos. Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?

2 Plantaste-os, e eles deitaram raízes; crescem, dão fruto; têm-te nos lábios, mas longe do coração.

3 Mas tu, ó SENHOR, me conheces, tu me vês e provas o que sente o meu coração para contigo. Arranca-os como as ovelhas para o matadouro e destina-os para o dia da matança.

4 Até quando estará de luto a terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que habitam nela, perecem os animais e as aves; porquanto dizem: Ele não verá o nosso fim. A resposta de Deus

5 Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?

6 Porque até os teus irmãos e a casa de teu pai, eles próprios procedem perfidamente contigo; eles mesmos te perseguem com fortes gritos. Não te fies deles ainda que te digam coisas boas.

 

Após duras profecias contra Judá, Jeremias enfrenta a primeira reação forte contra o seu ministério.

 

Versículo 18-19

Através de revelação divina, Jeremias soube que havia uma conspiração contra ele.

A trama era dos próprios parentes e concidadãos de Jeremias, da cidade de Anatote.

A idéia era radical: matar o profeta.

 

E ele, inocente, de nada sabia, como manso cordeiro, que é levado ao matadouro.

É impossível não nos lembrarmos do que o profeta Isaias diz de Cristo em:

Isaias 53.7: Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.

 

Com isso, faço 2 observações:

1) Há uma semelhança e uma diferença entre Jeremias e Cristo:

Semelhança: ambos foram alvos de complôs de seus concidadãos, ambos sofreram nas mãos de parentes e amigos.

 

Diferença: Jeremias não sabia do que estava ocorrendo, mas Jesus sabia de tudo à sua volta. Jesus não foi surpreendido em momento algum.

É importante entendermos que Jesus ofereceu a si mesmo como Cordeiro para, com o Seu sangue, limpar os pecados do mundo (dos que se arrependessem).

 

2) Ao ter se tornado como uma ovelhinha inocente, que não sabia de nada, Jeremias pode ter sido meio INGÊNUO. Afinal, como já pregamos antes, Deus havia lhe prevenido que a mensagem dele seria rejeitada, que todos seriam contra ele.

 

Aplicação

Ingenuidade não é virtude. Simplicidade, humildade, mansidão - são ótimas qualidades. Mas ingenuidade somente atrapalha.

E como tem crente ingênuo por aí! Anda no meio do mundo, todo tranqüilo, desatento, como se estivesse no seu habitat natural. E não está!

* Jesus disse que não somos do mundo e que o mundo nos odeia:

João 15.19: Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.

 

* Há um contraste enorme entre o mundo e os filhos de Deus:

Filipenses 2.15: para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo...

 

* O Diabo é inimigo terrível:

1 Pedro 5.8: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar...

Devorar como, jogar uns temperos sobre você e lhe servir no almoço?

Então você concorda que é em termos espirituais? Ótimo.

Mas, pelo fato de ser ataque espiritual, você acha que o Diabo não se utiliza dos agentes deles - demoníacos e humanos? Não seja ingênuo: o Diabo é o deus deste século.

Ele é pai espiritual dos que não têm Cristo (veja João 8. 44).

Ele atua nos homens que são escravos dele. Veja 2Timóteo 2.26

 

* O mundo persegue o crente fiel:

2 Timóteo 3.12: Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

 

Essa perseguição é diferente da do tempo de Jeremias. Ninguém quer lhe prender ou matar. Mas quer lhe prejudicar espiritualmente!

Logo no primeiro dia de trabalho, um irmão nosso ouviu do colega: Vou te desconverter!

 

Mesmo os seus amigos não crentes que não têm clara consciência disso, lhe prejudicam muito mais do que você pensa. E isso é uma forma de perseguição.

* Quando a colega de uma crente a influencia a usar o cós da calça comprida ainda mais baixo, ou a barra da saia mais alta, ela está prejudicando e de certa forma perseguindo-a.

* Cada vez que o amigo convida o crente a dar só uma olhadinha na última Playboy, ele está perseguindo-o.

* Cada vez que o mundo, de alguma forma, contribuir para lhe esfriar espiritualmente, lhe afastar de Cristo e lhe tirar o prazer das coisas espirituais, você está sendo perseguido.

 

- Pastor, pois me desculpe, mas eu não me sinto nem um pouco perseguido.

- Meu irmão, pois me desculpe, mas você não está querendo nem um pouco viver piedosamente em Cristo Jesus! Ou isso ou a Bíblia está errada.

 

Em suma, deixe de ser ingênuo, e não se assuste, como Jeremias se assustou, quando soube que estavam maquinando o mal contra ele.

As pessoas sem Cristo - seus queridos parentes, amigos, colegas - conscientes ou inconscientemente usados pelo Diabo - maquinam contra você.

E se você for sóbrio e vigilante, notar e RESISTIR, é certo que você vai enfrentar algum tipo de sofrimento com isso.

Nessas ocasiões, lembre-se que você está em ótima companhia: o próprio Senhor Jesus, Jeremias, e muitos outros sofreram também nas mãos de concidadãos e até de parentes. 

 

Voltando a Jeremias:

Versículo 20

O profeta toma duas atitudes:

1) Ao falar com Deus, começa exaltando dois atributos divinos: justo e onisciente (perscrutador de corações).

 

Lembra da mensagem da manhã, em que observei exatamente essa característica na conversa que Abraão teve com Deus?

Interessante é que Abraão O chamou também de justo Juiz, além de amoroso.

 

Fica novamente a lição: não esqueça de rechear as suas orações com atributos de Deus. Pelo que vemos de exemplos na Bíblia, Ele gosta muito dessa atitude.

 

2) Pede vingança a Deus contra os seus adversários.

Lembra os salmos imprecatórios, em que os autores pedem fortemente os mais duros castigos de Deus contra os inimigos deles, que também eram inimigos de Deus.

Sem entrar em detalhes, dois comentários:

 

a) Esse atitude de querer ver vingança divina é sadia, provém da fome e sede de justiça, um das características dos Bem Aventurados dos quais Jesus falou. (Veja Mateus 5.6).

 

b) Pelo tom do Novo Testamento quanto a amar até aos inimigos, e pelas próprias reações de Cristo frente aos que O maltratavam e crucificavam, creio ser mais nobre pedir justiça a Deus evitando desejos de desgraça tão fortes e às vezes raivosos contra pessoas que fizeram mal a nós e mesmo ao trabalho de Deus. Que Deus cuide delas.

 

Versículo 21-23

Deus atende Jeremias e promete punição pesadíssima contra os moradores de Anatote.

 

Mesmo com essa garantia de Deus, parece que o profeta continuou chocado com a conspiração mortal contra ele.

Pensa nos perversos em geral, e se mostra inconformado com a prosperidade deles.

 

Capítulo 12 - Versículos 1-4

Embora cuidadosamente chamando Deus de justo, Jeremias revela claramente que queria iniciar um pleito, uma conversa, com Deus.

E confessa não compreender a prosperidade e vida tranqüila dos perversos.

Deus os plantou e eles se multiplicaram e deram frutos.

Falam em Deus, sim, mas só de boca. O coração está longe dEle.

É razoável Deus punir a terra de vez em quando com secas, matando aves e animais, por causa desses perversos? (Versículo 4).

E eles ainda são irreverentes dizendo Ele não verá o nosso fim.

O ele pode se referir ao profeta (cujas profecias seriam erradas) ou ao próprio Deus (que não tinha capacidade de controlar o futuro deles).

 

Jeremias então faz um contraste entre esses iníquos e ele próprio, dizendo que Deus o conhece, o vê, e prova o coração dele. (Versículo 3a).

 

Você teria coragem de pedir a Deus que faça um contraste entre o seu coração, seus propósitos, sua vida, e os que são do mundo? Deus encontraria mesmo muita diferença?

 

Jeremias pede de novo uma dura punição de Deus a esses perversos. (Versículo 3b).

 

E a resposta de Deus? É muito curiosa e surpreendente.

Versículos 5-6

Nada comenta da reclamação do profeta sobre a aparente impunidade dos malfeitores!

Parece que Deus achou isso desnecessário. Afinal, Ele acabara de dizer que iria punir os moradores de Anatote e, além disso o próprio Jeremias já havia profetizado muito sobre a desolação que Deus traria sobre Israel.

E a continuação do próprio capítulo 12 fala de condenação.

 

O fato é que Jeremias termina levando é uma boa repreensão de Deus!

Se ele já estava cansado correndo com homens a pé, como iria se sentir acompanhando homens a cavalo?

Se em terra de paz, dentro de uma cidade segura, ele já não se sentia seguro, como seria numa floresta com leões (como as margens do Jordão após as cheias)?

 

Através dessas 2 figuras, Deus mostra duas coisas ao profeta:

1) Jeremias estava muito mole, impaciente, se cansando antes do tempo.

2) A situação dele ainda iria piorar muito.

 

Aplicação

É comum e até agradável cultivarmos a idéia de sermos ovelhas de Cristo, amparadas no colo desse Pastor amoroso e cheio de carinho.

Tudo bem, mas não devemos exagerar a ponto de nos tornarmos... manhosos.

 

Sabe aquele tipo de criança manhosa, que fica o tempo todo correndo para a mãe, reclamando do irmão que fez careta, da pedra que machucou o pézinho, de uma aranha enorme de meio centímetro que a ameaça engolir?

 

Pois às vezes você quer ficar assim. Por qualquer coisa, lá vai choramingar aos pés de Cristo, reclamando que estão lhe tratando mal, que Ele devia repreender e tratar com mais severidade os que lhe causam sofrimento; que a vida está mais dura do que pode suportar, que ele prometeu alívio, e bla bla bla.

 

Conscientize-se que a vida aqui é dura mesmo. E que você precisa se exercitar nos problemas pequenos para agüentar os grandes.

E que muitas vezes Deus não vai impedir que lhe tratem mal; nem que as pedras da vida lhe machuquem e as aranhas do mundo lhe ameacem.

É uma questão de equilíbrio. Recorra a Deus em suas orações, peça ajuda e consolo, mas não de maneira exagerada, manhosa e impaciente, a ponto de irritá-Lo e levá-Lo a lhe passar uma repreensão, como fez com Jeremias.

 

---------------------------------------

Antes de terminar, uma palavra a você, amigo não crente:

Comentei que Jesus não foi surpreendido pelos que O perseguiram e mataram.

Ele sabia e se ofereceu.

Se você não havia pensado nisso, medite um pouco agora:

Puxa, Jesus entregou a si próprio para ser perseguido, torturado e morto, tudo isso por mim. Ele se voluntariou para que eu fosse livre das garras do pecado e do Diabo.

Pois aproveite o que Ele fez, arrependa-se dos seus pecados, peça perdão e seja salvo.

 

Que Deus nos abençoe a todos.

 

- Amém -

 

 

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b