PREGAÇÃO

Uma NOVA ALIANÇA

Jr 31.33-34; Hb 8.10-12      minutos      30/05/2010         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Uma NOVA ALIANÇA
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


Jr 31.31-34:
31 Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliançad  com a casa de Israel e com a casa de Judá.  32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o Senhor.  33 Porque esta é a aliançae  que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.  34 Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

Hb 8.8-13:
8 E, de fato, repreendendo-os, diz:
 Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá,
  9 não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor.
  10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
  11 E não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior.
  12 Pois, para com as suas iniqüidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.c
  13 Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.
##########

Jeremias: viveu em torno de 600 aC.
Época conturbada: Israel dividido em dois reinos - Norte (Israel) e Sul (Judá).
Israel já havia sido invadido pelos Assírios e Judá estava no processo (Nabucodonosor).
Nessas circunstâncias, Deus revela a Jeremias essa profecia.

Do ponto de vista de Deus, o pacto com Moisés nunca tivera o propósito de ser definitivo, pois era baseado em sangue de animais, insuficientes para remir pecados de humanos.
E do ponto de vista dos judeus, foi um fracasso, pois nem mesmo aproveitaram o escape fornecido pela Lei, ao permitir fazer sacrifícios de animais, enquanto viria o Messias.
Esses sacrifícios seriam aceitáveis a Deus, se viessem acompanhados de fé, o que não foi o caso, na grande maioria.
Deus então se revela a Jeremias e faz a promessa de um NOVO pacto aos judeus.

Essa Aliança é repetida em Hb 8.8-13, só que deixando claro A QUE SANGUE se referia essa nova Aliança: o sangue de Cristo!
E aí entra algo fantástico: o sangue de Cristo foi derramado em favor de todos os homens que cressem nEle, não apenas judeus, mas gentios também:

* O próprio Jesus disse que o seu sangue referia-se à Nova Aliança: Lc 22.20. Aqui Ele diz “em favor de vós”, e estava rodeado apenas de discípulos judeus. Só que Ele próprio mandou que esses mesmos discípulos pregassem o Evangelho a toda a criatura, garantindo que os que cressem seriam salvos. - Mc 16.15.

A igreja seria composta desses convertidos. E a Igreja foi comprada a que preço? Com o sangue dEle: At 20.28

* Celebrando a Ceia do Senhor com gentios, Paulo afirma que a Nova Aliança é baseada no sangue de Cristo: 1Co 11.23-25

* Falando com gentios, Paulo se declara ministro da Nova Aliança entre eles: 2Co 3.4-6

* O apóstolo João viu e ouviu os 4 seres viventes e os 24 anciãos de Apocalipse cantando que Jesus comprara com o Seu sangue pessoas de todo o mundo: Ap 5.9

Ou seja, a Nova Aliança não seria mais feita apenas com o povo judeu, mas com qualquer um que viesse a crer em Cristo como Salvador. Qualquer um que cresse na morte e na ressurreição dEle e O confessasse como Senhor.

Desde o início da Igreja, os judeus tem podido se beneficiar da Nova Aliança, embora infelizmente pouquíssimos tenham feito isso.
Mas um dia, quando Cristo voltar, essa situação irá reverter e os judeus crerão em Cristo maciçamente e serão salvos: Rm 11.25-26

Quanto a nós, gentios, estamos vivendo essa profecia, talvez sem darmos o devido valor! Para melhor compreender o que ocorreu com você quando se tornou crente, vejamos duas coisas sobre a Nova Aliança:

1) COMO FOMOS ENVOLVIDOS NELA
v.10
* Um judeu entrava no pacto por nascimento e pela circuncisão.
Caso não exercesse fé, teria um conhecimento apenas EXTERNO de Deus.
Os judeus do tempo de Moisés viram literalmente as leis gravadas em pedra, e os descendentes ouviam a Lei, ouviam profecias, cumpriam rituais, mas não tinham conhecimento pessoal de Deus.
Na Nova Aliança, as leis de Deus são gravadas diretamente POR ELE nas mentes e nos corações, para o crente sentir no mais íntimo da sua alma a influência dessas leis.
Ou seja: os judeus foram impelidos para se envolverem com Deus por circunstâncias externas. Os crentes são impelidos por impulsos internos, íntimos.

* O Espírito Santo não habitava com um judeu apenas por ser judeu.
(E mesmo o relacionamento do Espírito Santo com um judeu crente era diferente de hoje).
Nós somos habitação do Espírito Santo: 1Co 3.16. Isso nos dá segurança, garantia de salvação: Rm 8.16

v.11
* Os judeus conheceram a Deus por intermédio de homens - sacerdotes, profetas, reis.
Os da Nova Aliança conhecem a Deus por revelação direta do Espírito Santo.
Aliás, muitas vezes essa convicção causa estranheza a outros - acham arrogância.
A questão é que o conhecimento que o crente tem de Deus não é apenas cultural, histórico. Mas PESSOAL, íntimo.
Quando o crente diz que não tem chefe espiritual aqui na Terra, não acreditam.
Mas como podemos ter, se o Deus triuno diz que o nosso Mestre é Ele mesmo?
Como teremos chefe espiritual humano, se Ele próprio nos dá, através do Espírito, conhecimento das coisas concernentes a Ele e ao Seu reino? 
Quem ousaria se intrometer entre os ensinos de Deus e os corações dos Seus filhos?
Não estaria tal pessoa desprezando a Palavra de Deus e duvidando da capacidade de Deus de transmitir aos Seus filhos o que Ele quer?
Não estaria tal pessoa se dispondo a realizar um trabalho que Deus afirma ser exclusivamente dEle, pelo Espírito Santo?
Realmente, não temos hierarquia espiritual entre nós. Todos somos habitação do mesmo Espírito Santo, fazemos parte de um corpo cujo cabeça não é o pastor, não um presbitério, não é uma convenção. É o próprio Cristo.
Acatamos e respeitamos os pastores e mestres, mas somente até certo ponto.
Eles são encarregados por Deus para explicar, tornar mais fácil o aprendizado das doutrinas, orientar, até mesmo dirigir o rebanho, mas não para impor convicções.
O pastor não tem poder de colocar conhecimento de Deus no coração de ninguém. Coloca na mente, mas o Espírito Santo coloca no coração.
A autoridade humana máxima de cada crente é a sua própria consciência, pois é através da consciência que Deus fala diretamente com Ele.
É por isso que o crente tem de estar com essa consciência perfeitamente alinhada com a Palavra de Deus e limpa, sensível.

2) DUAS CARACTERÍSTICAS DESSA NOVA ALIANÇA:
I) Fora de equilíbrio (desigual).
Todo contrato pressupõe desconfiança mútua entre as duas partes, com cláusulas de proteção para ambas as partes, multas, etc.
Sempre se procura um equilíbrio entre as duas partes.
Pois o contrato de Deus conosco, na Nova Aliança, simplesmente NÃO TEM esse equilíbrio. É um contrato absolutamente DESIGUAL! Toda a nossa parte é CRER em Jesus Cristo. Um crer que leva ao reconhecimento natural de que uma criatura deve estar submissa ao Seu Criador, como Ele é.
Tudo o mais é com Deus: eleição, chamada, suprimento da fé, levar ao arrependimento, converter, justificar, santificar, glorificar (no futuro) - TUDO é com Deus.
Cada Pessoa da Trindade tem a sua função no Pacto! Não vou detalhar cada função, mas lembro que nesse Pacto Jesus Cristo assumiu a responsabilidade contratual de morrer!
E qual o motivo de tanta desigualdade? É a segunda característica da Nova Aliança:

II) Altamente misericordiosa
v.12: ... usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei
O perdão dos pecados, em Cristo, é um ato de infinita misericórdia.
E mais: se dependesse de nós, nem cumpriríamos a nossa parte, leve que fosse.
Nossa natureza pecadora não nos permitiria um arrependimento sincero, não nos permitiria crer em Cristo profundamente.
Para isso, Deus tomou a iniciativa de plantar em nós uma nova natureza, que nos permitiu enxergar a verdade em Cristo, despertar espiritualmente e crer nEle de todo o coração.
E quando exercemos essa fé, levados pelo Espírito Santo, como que cumprimos a nossa parte e passamos a receber todos benefícios da parte dEle.
Ao sermos justificados, Deus nos vê tão sem pecados, tão inocentes, quanto o seu próprio Filho Jesus.
É um contrato maravilhosamente desigual, misericordiosamente desigual!

Termino com uma pergunta, que todo crente deveria se fazer: - Mas o que fiz para receber tanta misericórdia? NADA!
Deus fez um pacto conosco e nos capacitou a cumprir a nossa parte.
E ainda tem PRAZER em dizer que é o nosso Deus e nós o povo dEle. Tem  prazer em se identificar como nosso Pai, e nós como Seus filhos.
Todo dia, meu irmão, dê graças a Deus por ter sido escolhido para essa Nova Aliança no sangue de Cristo!
E não entristeça a Deus, como os judeus entristeceram, com o péssimo cumprimento da Antiga Aliança.
A melhor maneira de você PROVAR que valoriza o sangue de Cristo, a BASE dessa Aliança, é viver da maneira santa que Ele viveu.

E você, amigo, não gostaria de ser escolhido também? Pois diga isso a Ele, peça salvação, exponha-se à Palavra dEle.
Peça humildemente que Ele lhe tome pela mão e lhe conduza para fora do reino das trevas e lhe introduza do reino de Cristo.
Não consigo imaginar que Deus olhará de lado e desprezará o seu pedido.
E lhe salvará. E ao se ver salvo, você descobrirá que foi, sim, escolhido também! 

Deus nos abençoe.
Amém

Mauro Clark, 72 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2024
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2024 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b