35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. 36 Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37 Pois assim como foi nos dias de Noée, também será a vinda do Filho do Homem. 38 Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, senão quando veio o dilúviof e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. 40 Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; 41 duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. 42 Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. 44 Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá.
##########
Qualquer passagem profética será explicada à luz da posição escatológica do pregador.
E mesmo dentro de uma mesma posição, poderá haver interpretações diferentes. Mesmo entre os pré-tribulacionistas há duas opiniões:
* Uns acham que o evento se refere à primeira etapa da segunda vinda de Cristo, quando vier, nas nuvens, arrebatar a igreja. Os que são tomados são os salvos arrebatados e os que são deixados são os descrentes que vivenciarão a tribulação.
* Outros acham que se refere à segunda etapa da segunda vinda de Cristo, ou seja, depois do arrebatamento, para iniciar o Milênio.
Os que são tomados são os ímpios, que serão mortos pelo próprio Jesus Cristo. E os que são deixados são os crentes que se converteram durante a Tribulação, que iniciarão o milênio com Ele. (Essa interpretação tem melhor paralelo com o exemplo de Noé, citado por Jesus).
Mas ambas as posições tem pontos fortes e pontos fracos.
Seja como for, nesta pregação quero apenas focalizar um ponto cuja importância independe da interpretação. O ponto é a NECESSIDADE DE VIGIAR.
Embora absolutamente certa, ninguém sabe quando será a 2ª. vinda de Cristo. Mas uma coisa é clara: as pessoas estarão fazendo as suas atividades mais básicas, como comer, beber, casar.
E sabemos também que será IMINENTE, ou seja, poderá ser a qualquer momento - como a vinda de um ladrão. Portanto, será em hora não esperada (Lc 12.40).
Exatamente por essa característica de incerteza quanto ao tempo, Jesus enfatiza fortemente a necessidade de VIGIAR.
Ele tem nada menos que SEIS parábolas sobre o tema. Paulo falou nisso pelo menos duas vezes: 1Ts 5.1-6 e Ef 6.18
O resultado dessa vigilância nada tem a ver com a garantia de salvação. Mesmo que desobedeça e não vigie, o salvo continuará salvo.
Nesse caso, qual a importância de vigiar? Várias:
* Não deixar as prioridades do reino de Deus saírem de foco: Mt 6.33
* Lembrar que o privilégio de servir a Deus pode terminar a qualquer hora: Fp 1.21-26
* Lembrar continuamente que tudo aqui é passageiro e SECUNDÁRIO: Cl 3.1-2
* Prevenir contra tentações: Mt 26.41 (aqui é específico, mas pode ser aplicado).
* Prevenir contra ataques do diabo: 1Pe 5.8
* (bastaria esse): Ser considerado bem-aventurado por Cristo! Lc 12.35-40
Vigiemos e sejamos sóbrios.
Amém