ARTIGO

Como sem falta...

Mauro Clark

print Imprima


"Estarei lá às 9 horas, como sem falta!

 

Quem gosta de cumprir a palavra deveria evitar dizer frases como essa.  Pelo simples motivo de que o cumprimento desses compromissos às vezes foge do controle.

 

O homem muitas vezes esquece de que a sua vida não está nas suas próprias mãos. Age como se fosse o senhor absoluto das circunstâncias. Faz planos, marca viagens e projeta compromissos com desenvoltura e independência. Coitado! Fica tão ridículo agindo assim. Parece uma criança que olha para o pai, com as mãos na cintura e os olhinhos franzidos, e diz bem séria: "Papai, hoje à noite eu vou para o parque". E o pai só faz rir, pensando consigo, "Pobrezinho, às 8 horas ele estará é na cama..." Toda a convicção e  autoridade" que a criança usou não serviu para anular a sua real fragilidade e dependência do pai.

 

Na epístola de Tiago, temos uma passagem que diz assim:

"Atendei agora, vós que dizeis; Hoje, ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã.  Que é a vossa vida?  Sois apenas como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo.  Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões, Toda jactância semelhante a esta é maligna" . (Tiago 4.13-16).

 

Passagem clara e atual, não é?

 

Em primeiro lugar, Tiago mostra a insensatez de se fazer planos com arrogância e independência. E nenhum argumento poderia ser mais efetivo do que simplesmente lembrar que ninguém sabe o que acontecerá no dia seguinte.  Fica implícita a pergunta: "Ora, se você não sabe o que sucederá amanhã, imagine daqui a um ano!"

 

Em seguida, compara a vida (a sua vida, a minha vida) a uma neblina. Diga-me com sinceridade: você não se sente meio inseguro e incomodado em ser comparado a uma fumaça?  Existe algo mais inconsistente, vago e imprevisível do que um nevoeiro? Não. Então existe algo mais incerto do que a sua própria vida? Também não!

 

Tiago entra com a solução:  "Se o Senhor quiser, nós não só viveremos, como faremos isto ou aquilo."  

 

Note como ele se apressa em creditar à Deus o controle absoluto de toda a vida. O Senhor é o Criador. E Ele não somente deu vida a tudo que existe, mas também mantém todo o Universo funcionando, da maneira como Ele quer. Nada lhe escapa ao controle. Apenas Ele tem o direito de fazer planos ao seu bel-prazer e com absoluta certeza de que tudo sairá exatamente como planejou. As pessoas precisam aprender a subordinarem os seus planos e desejos à vontade de Deus. Reconhecerem que são meras criaturas e que, por mais que tentem, jamais conhecerão as coisas do futuro. Esse conhecimento está reservado a Deus; é exclusivo do Criador.

 

Meu amigo, se você está vivo hoje, é porque assim Deus quer! Jamais esqueça isto. Se você estiver  vivo amanhã. é porque Deus quis.  Mas também não se esqueça de que no momento em que Ele não desejar mais, você estará sem vida. Você pode marcar seus compromissos com muita  arrogância e traçar os seus planos com grande autoridade. Mas se o Senhor quiser de outra maneira, todos eles cairão por terra como o plano daquela criança, que sonhava em ir naquela noite ao parque de diversões, mas na realidade estava deitadinha em sua cama da maneira como o pai determinou...

 

 

FalandodeCristo © 2004-2025
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2025 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b