Embora tenha sido há mais de 30 anos, lembro-me como se fosse hoje. Abro a porta do meu apartamento e encontro o amigo e missionário Harold Reiner e sua meiga esposa Joana. Estavam ali atendendo a um convite meu e da Sandra, para nos fazerem uma visita. Além do prazer que nos deram por estar ali, trouxeram um outro presente: uma Bíblia, oferecida e assinada por ambos.
Foi exatamente pela leitura atenta daquele exemplar, complementada pelas esclarecedoras conversas com o pastor Haroldo, nos meses seguintes, que terminei sendo tocado pelo alto e convertido a Cristo.
É famosa a passagem em At 17.11, onde Paulo considerou os judeus de Beréia mais nobres que os de Tessalônica, porque conferiram nas Escrituras tudo o que ouviam dele.
Mas é o versículo seguinte, o 12, meio esquecido e pouco comentado, que eu gostaria de enfatizar.
Diz assim: Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.
A expressão com isso é tradução de uma partícula no grego que significa: então, por esta razão, conseqüentemente, sendo assim.
É muito clara e significativa a idéia: os bereianos foram conferir tudo na Bíblia, LOGO, muitos creram!
Eu senti exatamente isto acontecer comigo: li com atenção a Bíblia que ganhei do missionário Haroldo, LOGO, fui a Cristo!
Isso não significa que toda e qualquer pessoa que ler as Escrituras obrigatoriamente se converterá. Esse é um trabalho exclusivo do Espírito Santo, que não explica o critério para converter uns e endurecer outros.
Mas não é por isso que deixaremos de aprender aqui uma lição importantíssima. Devemos encontrar uma maneira dos nossos ouvintes conferirem tudo na Bíblia. Quer incentivando-os a usar as enormes Bíblias douradas (e provavelmente empoeiradas) que porventura tenham em casa, ou sugerindo comprarem uma nova, ou quem sabe, imitando o que fez comigo o meu pai na fé: dando uma Bíblia de presente.
De uma coisa podemos estar certos: muitos dos crentes passaram, no seu caminhar até Cristo, pelo processo de conferir seriamente na Palavra de Deus o que estavam ouvindo.
E se os bereianos foram chamados de nobres porque simplesmente conferiram, imaginem como serão considerados os que levaram a Palavra de Deus até eles, para que pudessem examiná-la e, com a graça de Deus, se converter!