Responda ligeiro: Devemos orar pelos não crentes?
- Pergunta esquisita, pastor Mauro, é claro que sim. Isso é bíblico!
Cuidado com respostas assim tão rápidas, ainda mais incluindo a famosa expressão "isso é bíblico".
Em geral, sim, devemos orar pelas pessoas, inclusive e especialmente pelos ainda não salvos. Mas não tomemos como uma obrigação inquestionável e uma carga a nos pesar sobre os ombros a necessidade de orar por toda e qualquer pessoa, seja em que tempo for.
Deus impediu certas orações. E por várias vezes chegou a proibir expressamente o profeta Jeremias a pedir pelo bem do povo de Israel. Citando apenas uma:
Disse-me ainda o SENHOR: Não rogues por este povo para o bem dele. Jr 14.11
Creio que todo crente já sentiu uma indisposição de orar por determinada pessoa, até mesmo por quem já havia pedido antes. A sensação é como se aquele peso no coração viesse do alto, um Pare! da parte de Deus.
E aquele procedimento de Deus com Jeremias nos dá motivo para achar que é exatamente isso o que está acontecendo conosco.
É excelente e altamente recomendável a prática de interceder por quem ainda está sem Cristo, nas trevas da perdição e destinado ao inferno. Mas esteja lembrado. Pode ser que o próprio Deus não queira que peçamos por certas pessoas ou assuntos. Fiquei atento e não force!