Honroso é para o homem o desviar-se de contendas, mas todo insensato se mete em rixas.
##########
Nunca fui de briga. Receava ser desafiado na escola, pois teria de ir: é melhor apanhar do que ser chamado de covarde.
Para o mundo, fugir de briga é covardia, enfrentar é coragem. Para Deus, fugir de briga é honroso! Meter-se em briga é insensatez. Que contraste!
Mas contenda não significa apenas briga de menino, aos murros. Também inclui bate-bocas, disputas de situações. Ou seja, por não sermos meninos, não estamos livres dessa exortação.
Até mesmo uma discussão sobre Bíblia pode virar contenda inflamada. Numa contenda, é fácil se perder a racionalidade, o respeito, a compostura.
Pelo próprio sistema de competição do mundo e pelo nosso instinto, todos nós estamos constantemente ameaçados de entrar numa briga.
E, infelizmente, às vezes a ameaça se transforma numa briga de fato.
E não há lugar para se começar uma briga: em casa, no trabalho, na escola, na igreja! Quantas igrejas já se acabaram por causa de contendas.
Um dos métodos prediletos de Satanás lhe derrubar é lhe induzindo a brigar. E não é uma tarefa muito difícil: basta uma mexidinha no seu orgulho, lhe convencendo que feriram a sua honra, rebaixaram a sua dignidade e o palco para a briga está armado. Ou então você achar que precisa mostrar que não é fraco e sabe impor as suas idéias.
Se não fossemos tão orgulhosos, teríamos brigado bem menos até hoje e estaríamos menos expostos a brigas futuras. O problema é que não suportamos a idéia de as pessoas nos achem fracos, covardes.
Mas o que interessa é o que as pessoas pensam de você ou o que DEUS pensa de você?
Embora o contexto seja quanto ao exercício do ministério, veja o que Paulo pensava quanto à opinião de homens e de Deus: 1Co 4.2-4
Os homens julgam segundo a aparência, mas Deus, vê o coração: 1Sm 16.6-7
Os homens avaliam: “Ele não quer brigar porque está com medo, é um covarde”.
Deus diz: “Ele não quer brigar porque isso é coisa de tolo e, como é um filho meu, quer se comportar honrosamente e me agradar”.
Segredo bíblico de grande ajuda para evitarmos brigas: Pv 17.14: foge logo! Um grande arrombamento de uma represa começa com uma pequena rachadura. Depois, ninguém segura.
Uma briga começa com pequena discussão e esquenta aos poucos. Em breve ambos estarão dizendo ou fazendo coisas das quais se arrependerão amargamente depois. Mas, na hora, ninguém segura. Por isso o famoso ditado: “Dou um boi para não entrar numa briga, mas uma boiada para não sair”. Pois deveríamos dar logo a boiada para não entrar!
Nunca esqueça: a solução bíblica para não entrarmos em contendas é fugir dela.
Para muitos, você perdeu. Para Deus, vou ganhou!
Que Deus nos abençoe. Amém.