6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.    7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos;     é escudo para os que caminham na sinceridade,    8 guarda as veredas do juízo     e conserva o caminho dos seus santos.    9 Então, entenderás justiça, juízo     e eqüidade, todas as boas veredas.    10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração,     e o conhecimento será agradável à tua alma.    11 O bom siso te guardará,     e a inteligência te conservará;    12 para te livrar do caminho do mal     e do homem que diz coisas perversas;    13 dos que deixam as veredas da retidão,     para andarem pelos caminhos das trevas;    14 que se alegram de fazer o mal,     folgam com as perversidades dos maus,    15 seguem veredas tortuosas     e se desviam nos seus caminhos;    16 para te livrar da mulher adúltera,     da estrangeira, que lisonjeia com palavras,    17 a qual deixa o amigo da sua mocidade     e se esquece da aliança do seu Deus;    18 porque a sua casa se inclina para a morte,     e as suas veredas, para o reino das sombras da morte;    19 todos os que se dirigem a essa mulher não voltarão     e não atinarão com as veredas da vida. 20 Assim, andarás pelo caminho dos homens de bem     e guardarás as veredas dos justos.    21 Porque os retos habitarão a terra,     e os íntegros permanecerão nela.    22 Mas os perversos serão eliminados da terra,     e os aleivosos serão dela desarraigados.
############
v.1-5
Preguei sobre este trecho semana passada.
Quatro rumos para quem quiser conhecer mais a Deus: crer no Deus diz, obedecer, orar por entendimento e procurar intensamente a sabedoria de Deus, pela Bíblia.
O resultado é o temor e o conhecimento de Deus.
No restante do capítulo o autor fornece informaçoes valiosas sobre a própria sabedoria de Deus e os efeitos práticos dela na vida dos santos.
v.6-8
O v.6 explica o v.5, ou seja, quem busca o conhecimento de Deus acha, por que?
Porque o Senhor é a FONTE de toda a sabedoria, entendimento e inteligência.
Passagem semelhante no NT, aplicável a Cristo: Cl 2.3
Detalhe: Ele não dá a verdadeira sabedoria para qualquer um, mas para os retos.
Mas reto conforme a régua de quem? Dele, próprio, é claro!
Muitos têm inteligência pura, alto QI, mas não são retos diante de Deus e portanto se tornam tolos, insensatos: 1Co 1.20-21
Logo após dizer que Deus dá sabedoria aos retos, lemos sobre a PROTEÇÃO ESPIRITUAL que Deus dá:
* aos sinceros: sendo escudo
* aos justos (RA), guardando as veredas
* aos santos, conservando o caminho
Sinceros, justos, santos: qualificações dos RETOS.
Implícito que essa proteção é CONSEQUENCIA direta da pessoa ter recebido sabedoria.
Ou seja, A SABEDORIA PROTEGE!
Quando for pedir a Deus por PROTEÇÃO, além do livramento dos assaltos, das doenças, etc, pense na transmissão de sabedoria, que lhe protegerá espiritualmente.
v.9-11
Quase repete o trecho inicial (v.1-5), com uma diferença: lá fala da BUSCA de sabedoria e entendimento.
Parece que aqui fala para quem já encontrou, mas precisa CRESCER nessas coisas.
As condições para o crescimento são prática da retidão, da sinceridade, da justiça.
Com o crescimento espiritual, o crente vai se tornando cada vez mais apto a discernir profundamente as coisas de Deus e a praticá-las.
Entenderá a noção de justiça, juizo, equidade - termos parecidos, mas obviamente ligados com justiça, retidão, ou seja, são boas veredas.
Interessante: uma das coisas que mais choca os homens é que Deus parece INJUSTO aos olhos deles.
Isso não é de admirar. Pois a compreensão da justiça divina é reservada para alguns poucos que passam avançam na intensa busca de Deus.
Mais CONSEQUÊNCIAS PRÁTICAS para quem busca e aplica a sabedoria de Deus:
* a sabedoria ficará arraigada, intimamente plantada no coração
* o conhecimento das coisas do alto será agradável (cultura pura e simples não faz ninguém feliz; eruditos via de regra são insatisfeitos, confusos)
* o bom senso é proteção, pois gera prudência, moderação, etc
v.12-19
Falou que a sabedoria de Deus protege. Mas, DE QUE ou DE QUEM?
De TRES tipos de situações ou pessoas:
1. Do caminho do mal
2. De homens que dizem coisas perversas, que deixam o bem para caminhar no mal e que se alegram em fazer o mal
3. De mulheres adúlteras, maliciosas, infiéis ao marido e a Deus
 (abre longo parêntese para falar desse tipo de mulher: extremamente perigosa, laço para quem já buscou a Deus e encontrou sabedoria.  Pode ser um caminho SEM VOLTA!
v.20-22
Resume tudo: anda pelos caminhos dos homens de bem e justos.
Contraste: retos e íntegros: habitarão a terra.
Perversos e aleivosos (hebr.: desleal, fraudador): serão eliminados e expulsos da terra.
Creio que olha para o reino Cristo na Terra. Será o CONTRÁRIO do que é hoje!
Espero que você esteja ansioso para começar uma busca séria pela sabedoria de Deus e o conhecimento maior da Pessoa dEle.
Que Deus nos abençoe. Amém
 Mauro Clark, 73 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
				
					Mauro Clark, 73 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.				
			 © 2004-2025
                
                © 2004-2025