PREGAÇÃO

ENCONTRO COM DEUS: você está preparado?

      minutos      21/05/2005         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close ENCONTRO COM DEUS: você está preparado?
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior


Meu objetivo aqui é tentar dar elementos para você responder essa pergunta.
Antes de tudo, observe que a pergunta é dirigida a você.
Em outras palavras, não é uma pergunta coletiva, tipo Aos moradores de Fortaleza, etc.
É uma pergunta absolutamente pessoal.
Esqueça, portanto, todas as pessoas ao seu redor, e considere que eu estou me dirigindo somente a você.  

 Antes de pensar em encontro com Deus, a primeira coisa que você precisa fazer é checar consigo mesmo o que você pensa sobre Deus.
Você crê que Deus existe? Se não, é absurdo falar em encontro com Ele. Ninguém fala em se encontrar com Papai Noel. Ótimo, então você crê que Ele existe.
Só este ponto já daria uma pregação inteira.

 * Você já pensou no tamanho da responsabilidade de alguém que afirma claramente que crê num Deus Todo Poderoso, Criador de tudo o que existe?

* Como é que você acha que Ele se comunica com você e lhe transmite as ordens dEle?

* Ou você acha que esse Deus Criador não tem critérios e nem exigências para as Suas criaturas?

* O que você conhece da personalidade desse Deus?

* Como é o caráter desse Deus?

* E o que você sabe, ou pensa que sabe, de onde você aprendeu?

* Como você tem se relacionado com esse Deus?

Existe uma interação direta entre você e Ele?

Essas perguntas poderiam se desdobrar às dezenas.
Seja como for, se você crê em Deus, saiba que tudo o que Ele quis transmitir à humanidade, Ele o fez através da Bíblia.
E quanto à questão de um encontro com Deus, isso não é lenda ou imaginação fértil de algum autor de ficção. A Bíblia afirma claramente que todo ser humano dará contas diante de Deus.

Entre muitas passagens que poderia citar, vejamos apenas três: Rm 14.11, Fp 2.5-11 e Ap 20.11-15.

Basta o que já falamos até aqui, para criar em alguém que crê em Deus um grande peso. As pessoas se preocupam com tantas coisas bobas e algo desse tamanho termina passando despercebido.
Mas, a rigor, seria razoável e prudente pensar diariamente: Puxa, eu vou ter de prestar contas diante de Deus! 

Voltando ao nosso tema, a pergunta não é se você sabe que dará contas a Deus.
Mas se você está preparado para se apresentar diante dEle. Uma coisa é diferente da outra.

Num escritório, se ligarem da portaria dizendo que alguém vai subir para entregar uma correspondência, o dono da empresa não precisa estar preparado para isso.
Mas se for um fiscal do trabalho, ele vai pensar se os funcionários estão em dia, se tem o horário do expediente exposto, mil coisas. Ele precisa estar preparado. 

Pois bem, a Bíblia poderia apenas dizer que você vai dar conta diante de Deus, sem dar a idéia de que é preciso preparo.
Mas ocorre o contrário. É preciso estar preparado, sim. Veja Lucas 12.13-21.
Sem entrar nos detalhes, quero enfatizar apenas um aspecto implícito aqui: a necessidade de preparo para se encontrar com Deus. 

Você pode argumentar:
Tudo bem, reconheço a importância de estar preparado. E eu estou. Afinal...
... sempre cri em Deus
... faço boas obras
... sou muito religioso.

Mas será que esse é o tipo de preparo adequado. É isso o que Deus aceita?
Vejamos o que a Bíblia diz:

 * Simplesmente crer em Deus, no sentido de acreditar, não salva ninguém: Tg 2.19

* Obras não salvam ninguém: Ef 2.8-9

* Religião não salva ninguém. Aliás, religião é um estilo de vida que agrada a Deus. Tg 1.27

E como alguém pode dizer que está preparado para se encontrar com Deus?
Só existe uma maneira para alguém ser aceito e acolhido por Deus: ser santo!
(Santo: puro e separado de tudo o que não agrada a Deus). 

Mas aí ocorre um “pequeno” problema: ninguém é puro. Veja Rm 3.9-18
Isso nos leva a uma conclusão terrível: nenhum ser humano tem condições para se apresentar diante de Deus e ser aprovado. Nenhum. Zero! 

Aí vem um sabidinho e diz:
“Ah, mas eu vou me esforçar e fazer uma reforma interna. Conheço muitas pessoas que deixaram de fumar, de beber, de trair a mulher, etc. Se eles conseguiram, eu consigo também. Sou muito disciplinado.” 

Tudo bem que existem pessoas que conseguiram fazer certas mudanças morais na vida, livrando-se de vícios e maus costumes.
Mas isso não tem nada a ver com tornar-se santo diante de Deus.
Ninguém pode mudar o próprio coração: Jr 13.23

Então, o que fazer para se preparar? Por si só, NADA!

- Mas, pastor, eu recebo um convite para vir assistir à sua palestra hoje, e é isso o que eu venho ouvir?

Calma! Alguém fez algo que pode nos deixar totalmente preparados para quando chegarmos diante de Deus.  
Cristo morreu para pagar pelos nossos pecados: 1Pe 3.18

Talvez você pense: Que coisa boa! Cristo já morreu por mim, então eu já estou salvo. Estou preparado para a vida eterna e não sabia!
Não é assim. Cristo morreu por você no sentido em que a morte dEle é suficiente para lhe salvar. Mas é preciso você crer nisso. É preciso você crer que Ele é Deus e homem, morreu e ressuscitou e tem poder para lhe salvar. Ou seja, é preciso ter fé: Ef 2.8-9

E essa fé inclui arrependimento.
* João Batista começava a sua pregação falando em arrependimento. Veja
Mt 3.2
* O próprio Jesus também fazia assim. Veja Mc 4.17

Essa fé inclui a convicção de que precisa ser perdoado. Veja Mt 6.12.
Essa fé, uma vez exercida, gera uma firme convicção de que realmente foi perdoado por Cristo, e aceito por Deus. 2Timóteo 1.12
Essa fé gera paz, num coração que antes era um poço de angústia. – Rm 5.1

Mas, e como fica a questão da santificação? O fato de alguém crer em Cristo significa que ficou santo? Sim: At 26.18
Todo salvo em Cristo é um santo. Um santo vivo! Veja Fp 1.1

Pela fé, o sangue de Cristo é aplicado sobre a alma do pecador, purificando-a, lavando-a de todos os seus pecados. At 22.16; At 15.9; Hb 1.3; Hb 9.22

Mesmo depois de salvos, Cristo purifica os nossos pecados do dia a dia. Veja 1Jo 1.9

Resumindo: quem ainda não se arrependeu de seus pecados e pediu perdão a Cristo, quem não entregou a própria alma ao controle dEle, não precisa pensar duas vezes antes de responder à pergunta: Você está preparado para se encontrar com Deus? A resposta certa é NÃO!

 Mas a Boa Nova do Evangelho consiste exatamente em dizer: mas você tem uma saída, SIM! Cristo abriu, com o sangue dEle, o seu acesso ao trono de Deus.
Aceite Cristo, e assim esteja preparado para se encontrar com Deus. 

Que Deus nos abençoe. 

Mauro Clark, 74 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2026
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2026 - www.falandodecristo.com.br
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b