PREGAÇÃO

Advogado no céu (Série CRISTO GLORIFICADO 3 de 4)

      29 minutos      24/04/2011         

Mauro Clark


headset Ouça
cloud_download Baixe
print Imprima
pregação close Advogado no céu (Série CRISTO GLORIFICADO 3 de 4)
volume_upReproduzindo o áudio na barra inferior

Na 1ª. pregação desta série de 4, vimos onde Cristo está hoje, como chegou e como está em termos de poder.
Na 2ª., perguntamos O QUE ESTÁ FAZENDO?
Comentei que a Bíblia revela pelo menos QUATRO atividades atuais dEle, TODAS EM FAVOR DOS HOMENS.
Vimos duas:
1) Preparando lugar para nós, crentes
2) Enviando o Espírito Santo (juntamente com o Pai)

Hoje veremos a 3ª e a 4ª atividades atuais.

3) ATUANDO COMO SUMO SACERDOTE: Hb 7.20-28
interceder: εντυγχανω entugchano = encontrar uma pessoa, especialmente com o propósito de conversar, consultar, ou suplicar; pedir; fazer intercessões por alguém.
A função do sacerdote do AT era interceder pelo povo nos sacrifícios.
Jesus fez um único sacrifício, totalmente aceito por Deus como sendo para nosso benefício. A nossa salvação está baseada nesse sacrifício (e na ressurreição).
Interessante é que Jesus continua intercedendo por nós, como Sumo Sacerdote. Não mais para sacrificar a Si mesmo, mas como que para mostrar que o Seu sacrifício foi eficaz para sempre.

Três contrastes entre os sumo-sacerdotes do AT e Jesus:
i) No AT eram muitos, pois morriam. Jesus é Sumo-Sacerdote único, pois é ETERNO, nunca mais morrerá (e só morreu porque quis).

ii) No AT os sacrifícios eram diários, pois os sacrifícios eram insuficientes e imperfeitos.
Sendo um sacrifício PERFEITO, foi suficiente que Jesus Cristo se oferecesse uma só vez.

iii) No AT, os animais substituíam os homens precariamente
Jesus Cristo, sendo Homem e sem pecado, substituiu plenamente os homens

Voltando ao texto: Como seria essa intercessão? Não temos detalhes, mas sugiro:
* Pelos eleitos que vão sendo salvos: intercessão para efeito de salvação (incluindo o envio do Espírito Santo, conforme já comentamos). Cada pessoa que é salva hoje, é resultado de INTERCESSÃO PESSOAL E ATIVA de Jesus Cristo por ela.

* Pelos já salvos: intercessão pelos pecados que eles vão cometendo na vida, depois de salvos. Vejamos o próximo o ponto:

4) AVOGANDO POR NÓS: 1Jo 1.8-2.1
advogar: grego παρακλητος parakletos = chamar para estar junto, geralmente para ajudar.

Importante: a intercessão de Cristo em favor do crente, ou o papel dEle como Advogado, está diretamente relacionado com o pecado que o crente comete no dia a dia, após salvo. A salvação que recebemos em Cristo inclui essa intercessão diária dEle.
Na cruz, Ele fez o sacrifício único, de uma vez por todas, com poder para perdoar todos os pecados de todos os seres humanos que venham a se arrepender.
Nesse aspecto de não precisar morrer mais, a obra da salvação está consumada.

Por outro lado, seria muito estranho dizer que, como os pecados que eu cometo hoje já foram pagos, então esses pecados não têm mais qualquer influência entre a minha posição diante de Deus. Ou seja, tanto faz cometer pecados hoje ou não. Absurdo!
É exatamente onde entra essa revelação de João: os pecados que cometemos hoje PRECISAM da intercessão de Cristo no momento em que os cometemos, todas as vezes que os cometemos.
O texto é claro: a purificação dos pecados que cometemos hoje é garantida pelo sangue que Cristo derramou uma só vez, na cruz.

POR OUTRO LADO, é também assegurada pela intercessão que Jesus faz continuamente por nós, cada vez que pecamos.
Não diante de um Pai com má vontade, dizendo “Prove-me mais uma vez que o Seu sangue limpou esse pecado que agora o fulano cometeu”. Mas: “Que prazer, Filho amado, ver você ao meu lado, como uma prova viva de que você já morreu e já pagou por esse pecado, que esse filho amado acabou de cometer”.
Talvez essa intercessão seja pela mera presença dEle diante do Pai.
Seja como for, toda essa atividade de Cristo, como Intercessor e Advogado, é tão PERFEITA E PODEROSA, que garante o Seu poder para salvar TOTALMENTE os que por Ele se achegam a Deus.

Que passagens, a nos garantirem a segurança do crente. Num caso jurídico, pessoa fica totalmente nas mãos do advogado. E o advogado defende exclusivamente PELA LEI, não pela misericórdia do juiz. Mas Jesus mostra a salvação que operou em nós, perante um Pai justo e amoroso ao mesmo tempo.

Sugestão final: Cuidado para não pensar: “Meus pecados já foram pagos, agora preciso mais me preocupar muito com eles”.
Cada vez que pecamos, de alguma forma Jesus tem que intervir. O melhor mesmo é que nem houvesse necessidade dessa intervenção.
Que Deus nos abençoe. Amém.

Mauro Clark, 73 anos, pastor, pregador e conferencista, foi consagrado ao ministério em 1987. Iniciou em 2008 a Igreja Batista Luz do Mundo, que adota a posição Batista Regular. Mauro Clark é também escritor. Produziu artigos em jornal por dez anos e tem escrito vários livros de orientação e edificação cristã. Em 2004 instituiu o Ministério Falando de Cristo.
FalandodeCristo © 2004-2025
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."
1 Co 1.24b
close
Ministério Falando de Cristo © 2004-2025 - www.falandodecristo.com
"... pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus." 1 Co 1.24b